top of page

Ponto de Cultura realizará mostra de filmes sobre Direitos Humanos

  • Foto do escritor: Fabio Almeida
    Fabio Almeida
  • 1 de jun.
  • 4 min de leitura

O Ponto de Cultura Ulisses Manaças participará da 14 Mostra Cinema e Direitos Humanos, a ser realizada no próximo dia 08/06/2025, a partir das 19h, na sede da instituição (clique aqui para ser direcionado ao google maps) localizada no bairro Alvorada. A entrada é será gratuita e terá distribuição de pipoca.


Essa é segunda vez que o coletivo de cultura abre suas portas para exibição de filmes que possuem uma pegada de mostrar as contradições humanas vivenciadas pelos seres humanos em vários rincões da Terra. Promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania é considerado o maior evento de cinema com a temática de direitos humanos em nosso país, a primeira edição foi realizada em 2006.


Nesta edição, o tema central é “Viver com Dignidade é um Direito Humano”, os exibidores tiveram a disposição um catálogo de 24 filmes disponibilizados pelo departamento de cinema e vídeo da Universidade Federal fluminense (UFF-Nitéroi). A curadoria do Ponto de Cultura Ulisses Manaças escolheu os seguintes filmes:

 

Filme Abá (1992) – Duração 4 minutos – Categoria: Livre

Sinopse: Um ato de devoção às energias cósmicas, conhecidas pelos africanos através da religião e da cosmogonia.


Máquina de Lazer (2023) – Duração 10 minutos – Categoria: Livre

Sinopse: O documentário faz um breve estudo sobre o tempo livre e sua relação com o trabalho em uma sociedade capitalista.

Água Rasa (2023) – Duração 20 minutos – Categoria: Livre

Sinopse: Através da sabedoria de ‘Sr. Pedro’, Água Rasa descobre, em seu varejão de bambu, o poder de ouvir e se conectar com o rio, com a natureza ao redor e com espíritos ribeirinhos, navegando o rio Paraopeba, contaminado pela lama tóxica de rejeito de mineração devido ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho-MG.

Mansos (2024) – Duração 20 minutos – Categoria: 12 anos

Sinopse: Benedita é uma jovem que cresceu com uma marca em seu passado: o assassinato de sua mãe, Tereza. Benedita, agora liderança, fará valer a luta de sua mãe em uma busca incessante por vingança.

Marés da Noite (2024) – duração 7 minutos – Categoria: Livre

Sinopse: Marés da Noite nos conduz por uma noite de sonhos de Juçara, uma jovem mulher grávida que viveu a tragédia de São Sebastião e lida com as feridas abertas, ao mesmo tempo em que carrega a esperança de uma nova vida dentro de si.

Mborayhu Ñemoheñoi: A Luta das Mulheres Avá guarani – Duração 20 minutos – Categoria: 12 anos

Sinopse: Em uma retomada de território ancestral no oeste do Paraná, Paulina Martines e as mulheres Avá Guarani lutam para defender seu território e garantir seus direitos. Unidas por uma determinação inabalável, elas semeiam o amor com o propósito de reflorestar não apenas a terra, mas também mentes e corações.

Fluxo (2023) – Duração 14 minutos – Categoria: 12 anos

Sinopse: No meio de uma crise identitária, Fábio de 22 anos, jovem negro da Cidade Tiradentes, se reconecta com seu passado através de um baile funk com amigos. O filme investiga as experiências dos jovens que vivem no extremo leste da cidade de São Paulo, considerada um dos principais pilares do funk na cidade.

Marina não vai à praia – Duração 17 minutos – Categoria: Livre

Sinopse: Um grupo de adolescentes do interior de Minas Gerais prepara uma excursão para uma cidade no litoral. Marina, uma garota de 15 anos, com Síndrome de Down, sonha em conhecer a praia. Impedida de viajar com sua irmã, Marina busca outros caminhos para conhecer o mar.

Sobre amizades e bicicletas – Duração 12 minutos – Categoria: Livre

Sinopse: Thiago sempre sonhou em participar da corrida de bicicletas, mas isso parecia um sonho impossível devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual que não conhece limites. Juntos, eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade.

 

Para Job Martins, coordenador do Ponto de Cultura Ulisses Manaças, é uma alegria que o coletivo abra as portas para mais uma exibição da mostra de cinema e direitos humanos. “Essa é a segunda vez que realizamos a mostra, nesses quase 3 anos de existência de nosso ponto de cultura. Meu contentamento é maior em virtude dessa mostra ser realizada aqui na periferia, onde tá e mora a classe trabalhadora que sofre com agressões cotidianas em seu direito de viver: seja pela violência do estado; falta de acesso a políticas públicas; ou dogmas que cegam a convivência humana”, afirmou Martins.


Para Martins o próximo domingo teremos cerca de 2 horas de filme, mas também um encontro de pessoas para conversas, abraços e confraternização. “Promovemos elos que fortalecem a ação por um mundo mais justo, sendo a cultura, e a tela grande do cinema uma ferramenta fundamental para olharmos o que muitas vezes se encontra ao nosso lado mais não enxergamos. Participe. Venha celebrar conosco”, disse Martins


EVENTO: MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS

QUANDO: DOMINGO (08/06/2025)

HORÁRIO: 19H

LOCAL: PONTO DE CULTURA ULISSES MANAÇAS (RUA ODÍLIO D'OLIVEIRA CRUZ, 1027, ALVORADA)

 
 
 

Коментарі


bottom of page