top of page
  • Foto do escritorAmazoom

Podcast - Conhecendo os Pré-Candidatos a Vereador em Roraima

Série audiojornalística pretende divulgar rotina de pré-candidatos a vereador em cada município roraimense.


Por Ananda Sales, Carlos Rocha e Fernanda Fernandes*.


Roraima possui apenas 15 municípios e 636.707 habitantes num território de 223.644,530 Km2, sendo considerado o Estado menos populoso do País, de acordo com o IBGE. Tradicionalmente, a cobertura jornalística dos processos eleitorais municipais costuma voltar-se à capital, Boa Vista, onde se concentra a maioria da população roraimense.

 

Os demais municípios, que constituem o Interior do Estado, recebem uma baixa cobertura jornalística pelos grandes veículos de imprensa, limitando-se muitas vezes apenas ao processo de apuração de votos e lista de eleitos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, são cerca de 366.240 eleitores aptos a votar em 2024. Em 2020, foram eleitos 157 (cento e cinquenta e sete) vereadores em todo o Estado, sendo 23 (vinte e três) na capital Boa Vista; 13 (treze) em Rorainópolis; 11 (onze) em Mucajaí e Caracaraí; e, 09 (nove) nos demais municípios do Estado.

 

Com a proposta de fornecer aos eleitores de Roraima uma visão mais ampla acerca do processo de escolha dos representantes municipais dentro do nosso contexto local e como atuam as diferentes categorias de agentes políticos, preparamos uma série audiojornalística que nos permitirá conhecer alguns pré-candidatos a vereador de cada município roraimense.


No primeiro episódio desta série, convidamos o professor e cientista político Paulo Racoski para explicar o que é ser um vereador, quais suas funções e sua importância para o desenvolvimento da sociedade, além de outras curiosidades.



Também participa deste episódio a Vereadora Tuti Lopes, que atua em Boa Vista e fala um pouco sobre sua rotina de trabalho.


Nos episódios seguintes, abordaremos um ou mais municípios, no qual poderemos conhecer o número de eleitores, quantos vereadores serão eleitos e o plano de trabalho de alguns pré-candidatos.

 

Tais conhecimentos poderão proporcionar à população maior capacidade de fiscalização dos agentes políticos, tanto na avaliação de suas propostas quanto na execução de seus mandatos.

 

Acompanhe cada episódio que será lançado semanalmente aqui no AMAZOOM.

 

* Grupo 10. Conteúdo experimental produzido no escopo da disciplina JOR53 – Jornalismo Especializado I.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page