top of page
  • Foto do escritorAmazoom

Opinião: Carta ao Presidente da República

De Fábio Almeida

Para: Jair Messias Bolsonaro

Foto: Divulgação/Hutukara Associação Yanomami

Início essa contenda deixando claro de que não és bem-vindo as terras de macunai’mî. O calor que nos aquece a vida, não nos permite assumir posição submissa, bajuladora e escatológica, ao contrário de nossos políticos que te concedem honrarias, a fim de externar um agradecimento a dor e ao sofrimento que impões ao povo roraimense.



Sob teu Governo privatizaste a Boa Vista energia, meses antes, rompeste com a compra de energia da Venezuela, fazendo com que o custo deste serviço, essencial à vida do roraimense, aumentasse demasiadamente, impondo, num Estado com cerca de 52% de pessoas que sobrevivem com até ½ salário mínimo, uma dificuldade extra a sobreviver.


Não contente com a energia mais cara, continuas feito papagaio de pirata a reproduzir o discurso estadunidense a favor do embargo econômico contra Venezuela. Este teu ato, irresponsável e submisso, nos impõe um convívio diário com o flagelo social de um povo. Exclusivamente pela arrogância de políticos de uma nação contra outra, forjando a cultura imperial impõe a tática da terra arrasada, promovendo o sofrimento como ferramenta de ganho político, mais disso entendes bem, né Bolsonaro.


Não podia deixar de falar sobre o garimpo que leva sofrimento aos indígenas. Sua premissa de apoio a invasão dos territórios indígenas para exploração mineral e vegetal, consiste em crime contra a humanidade, sei ser difícil querer te cobrar o papel de ser humano, pois em tua medíocre concepção de vida, o dinheiro fala mais alto. Mas, o crime que fomentas contra os indígenas será cobrado Bolsonaro, de ti e dos teus aliados, pois, além de imporem uma política de contaminação ambiental que degrada e polui nossos filhos com o mercúrio, fomentas a consolidação e financiamento do crime em Roraima.


Roraima possui apenas uma estrada como meio de entrada ou saída, construída a época da ditadura militar – a qual ajudavas a sustentar – sobre sangue dos Waimiri-Atroari, no teu Governo largaste a estrada de mão, buracos campeiam pela rodovia, impondo risco de vida aos motoristas que dela sobrevivem trabalhando, dentre estes os cerca de 68 caminhoneiros que transportaram o gás da termoelétrica que inauguras. Mas, nossa BR 174, pode alegoricamente ser encarada como o reflexo de teu Governo, cheio de buracos e remendos, onde, temos que fazer acrobacias para tentarmos sobreviver com a inflação altíssima que nos retira o direito de comer e morar.


Sua intenção de entrar na OCDE, a fim de integrar uma elite exploradora de nações e povos, nos trouxe apenas dificuldades, como gente que somos, Bolsonaro. Sabes por quê? Porque a política de dolarização da economia e de redução das barreiras de proteção da nossa minguada indústria nos presenteou com desempregados que pagando os produtos em dólar – que se encontra altíssimo pela incompetência de teu Governo – impondo, assim, dificuldades ao roraimense de sobreviver, de comer e de morar.


Bolsonaro teu Governo é marcado pela ampliação da exclusão social de nosso povo. A fome voltou a ser uma dura realidade, unicamente por priorizares atender interesses dos mais ricos, afirmo isso sem medo de errar, pois, o orçamento de teu Governo, em 2021, externa o cuidado que tens em financiar bancos e especuladores financeiros, sob as hostes de teu Governo destinamos 52% do orçamento público para financiar parasitas do mercado financeiro.


Portanto, diante da dor imposta por tua política genocida no enfrentamento da pandemia do Sars-Cov-2 e da incompetência do teu Governo, bem como da opressão violentadora de direitos que diriges como Presidente da República Federativa do Brasil as minorias, sejam elas éticas, de gênero ou políticas, a firmo NÃO ÉS BEM VINDO A RORAIMA.


Escreve-te como um cidadão roraimense que não tem medo de assumir oposição ao teu governo medíocre e violentador de vidas. #ForaBolsonaroeAliados


Boa Vista, 29 de setembro de 2021


Fonte: Fábio Almeida (Opinião)

40 visualizações0 comentário
bottom of page