• ingridmairla

Natureza e adrenalina: conheça os benefícios de se aventurar nos esportes ecológicos

A pandemia da Covid-19 provocou impactos relevantes no setor turístico e a cautela durante a retomada gerou mudanças significativas no perfil dos viajantes. Conforme a pesquisa realizada pela MaxMilhas em parceria com o instituto Opinion Box, a procura por regiões mais isoladas ou menos visitadas dobrou em relação aos anos anteriores, sendo que 51% dos entrevistados optaram por destinos onde há maior contato com a natureza e que proporcionem atrações diferenciadas.

Leia também: 5 lugares em Roraima para a prática do Ecoturismo


Os esportes de aventura ou ecológicos são uma alternativa para turistas que procuram experiências marcantes. Estimulantes e radicais, as atividades combinam a apreciação de paisagens naturais com a prática de atividades repletas de adrenalina, velocidade, alturas e desafios, além de um misto de sensações e emoções extremas.

Entre as modalidades mais praticadas, estão o paraquedismo; stand up paddle; sandboard; surfe; escalada; rapel; mergulho; montanhismo e trilhas. As reservas naturais e florestas tropicais são os destinos mais apropriados. Quanto maior a preservação natural e menor o público mais desafiadora será a aventura.


Imagem cedida por Victor Mattos, 2021. Foto divulgação.


A diversidade de modalidades possibilita uma escolha de acordo com o seu condicionamento físico e psicológico. Apesar do senso comum, o pesquisador Rodrigo Scheffer defende que os esportes ecológicos permitem praticantes de todas as idades, como aponta o gráfico abaixo:



Imagem cedida por Victor Mattos, 2021. Foto divulgação.


Além dos benefícios do contato direto com a natureza, os esportes de aventura proporcionam flexibilidade; coordenação motora; resistência cardiovascular; raciocínio rápido; concentração; equilíbrio e bem-estar. Habilidades como foco, atenção e sociabilidade também são desenvolvidas durante a prática.

Saiba mais: Atividades físicas e natureza: conheça os benefícios das práticas esportivas ao ar livre

Ainda assim, a reação mais esperada pelos praticantes é o pico de adrenalina que provoca uma enorme sensação de prazer, após liberada. Os desafios gerados pelas práticas de aventura estimulam a liberação de outros importantes hormônios, como endorfina, dopamina e serotonina. Estes neurotransmissores são responsáveis por atuar principalmente na regulação do humor, sensação de bem-estar e consequentemente no combate do estresse.

Ainda de acordo com Scheffer, 70% dos aventureiros entrevistados relatam um alto índice de relaxamento após as práticas. O gráfico abaixo aponta os níveis de estresse dos participantes antes das práticas de aventura:


Em Roraima, destinos radicais vão desde os passeios fluviais pelas cachoeiras até excursões para Serra do Tepequém ou o Monte Roraima. A capital roraimense tornou-se referência por ser considerado o único local apropriado para a prática de Stand up Paddle em toda a região Norte, como explica Victor Mattos, proprietário do Roraima Sup:



Conheça melhor o Roraima Sup