• WebJor

MOVIMENTO PLUS SIZE: Roraima terá seis representantes em concurso nacional de beleza.

Atualizado: 20 de jul.

As participantes são integrantes do movimento Plus Size Roraima, que desde 2016 trabalha para resgatar a autoestima e combater preconceitos, incentivando a participação em concursos, desfiles e ações sociais.


Por Phueblo Caliri


Em um evento realizado para amigos e apoiadores foram coroadas as misses que representarão Roraima no concurso nacional Miss Glam Universo Plus Size 2022, que acontece em novembro no estado do Ceará. Seis mulheres roraimenses que, em suas categorias, estão prontas para brilhar nas passarelas.

Misses Plus Size 2022 (foto divulgação)

Thays é uma dessas roraimenses ela é a Miss Roraima Plus Size 2022. A jornalista de 28 anos recebeu a coroa muito emocionada. “ Estou participando do miss não só por uma questão de beleza mas sim de representatividade, É sobre levar a minha história. Eu quero mostrar para as pessoas a minha história de tudo que eu passei e como eu consegui me reerguer” A miss já participa do movimento há 03 anos em 2021 já havia sido coroada mas um grave acidente a tirou do concurso por isso esse ano tem um sentimento ainda mais especial. A jovem que já luta em projetos de proteção a mulheres vítimas de violência doméstica sabe da importância de ter um projeto como o Plus.




Thays é a noda Missa Plis Size Roraima (foto divulgação)


“O movimento plus size para mim significa apoio, força, companheirismo, respeito e união. Nós somos mulheres que estamos trabalhando nosso autoconhecimento e nossa autoestima (...) Não só a nossa mas dando apoio umas às outras. Nós somos um grupo de apoio e respeitamos a história de cada um”


Momento da coroação da misses (Por Phueblo Caliri)


Essa é a primeira edição deste concurso, mas Roraima já teve candidatas em outras competições a nível nacional. No de novembro teremos representantes nas seguintes categorias.


  • Miss Roraima Pluz Size Curvy

  • Miss Roraima Plus Size Nacional

  • Miss Roraima Plus Size Sênior

  • Miss Amajari Plus Size

  • Miss Movimento Plus Size Roraima


Lenny Matos que tem 43 anos, mãe de dois filhos, merendeira da rede municipal de educação é a coordenadora do movimento e miss movimento Plus Size 2022 ela afirma que a procura aumentou depois das participações das garotas em outros anos. Ela também já representou o estado como Miss Sênior Plus Size em 2020.


Miss Movimento Plus size e coordenadora do movimento em Roraima. (Foto: Phueblo Caliri)


“As meninas, assim como eu, viram na possibilidade de desfilar uma forma de vencer seus medos e o preconceito. Eu nunca imaginaria fazer propaganda de uma loja ou desfilar de biquíni e subi no palco vestida de índia, Foi um momento muito importante pra mim”

MOVIMENTO PLUS SIZE RORAIMA


Em Roraima o movimento surgiu após a participação da primeira miss do estado em um evento nacional. Em 2016 Jennifer Monara representou o estado e levou a faixa de miss Plus Size turismo tendo destaque nacional e participado do programa Encontro com Fátima Bernardes. A visibilidade despertou interesse de outras meninas que, juntas , fundaram o Plus Size Roraima.


Jennifer Monara e Fátima Bernardes nos estúdios (arquivo pessoal).


Segundo a atual coordenadora, o projeto é importante pois as mulheres conseguem se desamarrar dos medos impostos pelos padrões de beleza e conseguem se aceitar e ter a certeza que podem ser quem quiserem. O movimento que surgiu no mundo em Nova Iorque, há pelo menos 10 anos, seguindo a tendência do Body Positive e de projetos culturais que incentivam a aceitação saudável dos vários corpos, chega a Roraima como um importante transformador social. Um exemplo disso é a exposição Enxergue-se que mostra mulheres em um antes e depois de auto estima. O projeto contemplado pela lei Aldir Blanc contou a historia de 10 mulheres que retrataram em imagens suas dores e suas vitórias e está em produção para a segunda edição. Confira abaixo alguns cliques da exposição.




Fotos do projeto ENXERGUESE (arquivo Plus Size roraima)



Vídeo divulgação da exposição enxergue-se 2021


Para as mulheres interessadas em participar do grupo, seja como modelo ou miss, ou até mesmo para apoiar a causa, o grupo sempre recebe novas integrantes e realiza eventos para integração das participantes. O canal de acesso e informações é pelo grupo do Facebook https://www.facebook.com/beautyplusbv






13 visualizações0 comentário