• liliguimaraes16

Inscrições abertas para o Encontro Nacional de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados

O I Encontro Nacional de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados está com Inscrições abertas para pesquisadores, extensionistas e migrantes transnacionais de diversas regiões do país.


O evento ocorre nos dias 25 e 26 de setembro. A iniciativa será on-line e gratuita.

Para participar, os interessados podem se inscrever pelo link https://www.even3.com.br/encontroextensaomigracao2021/.


Imagem: Divulgação

O objetivo do encontro é mapear as ações realizadas entre grupos universitários e migrantes e experiências modelo de cada região brasileira. Além disso, o evento pretende levar a reflexão e discutir os temas.


Somos Migrantes

O projeto de extensão Somos Migrantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR) faz parte da comissão organizadora do evento.


Conforme release produzido pela organização, o encontro integra os esforços conjuntos das universidades e de grupos migrantes na aproximação das experiências construídas na academia com as experiências e necessidades prioritárias das pessoas migrantes que vivem no Brasil.


Ainda de acordo com os organizadores, junto à pesquisa e ao ensino, a extensão é um dos pilares da instituição universitária e desde Paulo Freire tem sido pensada como a partilha, comunhão que irrompe as fronteiras da universidade para os campos da vida social brasileira.


“Para a atuação de pesquisadores em migração esse deslocamento das fronteiras aparece ainda mais sugestivo, ao se tratar de uma categoria que apenas em 2017 conquistou uma legislação mais inclusiva com a nova Lei de Migração (n. 13.445/2017) e somente na década de 1990 teve o status de refúgio sem discriminação de nacionalidade ampliado na legislação nacional. Os desafios oriundos desse recente impulso obrigam a universidade a construir conjuntamente a coletivos, movimentos sociais, associações e migrantes ativistas (e etc.) novos parâmetros de acolhimento, inserção e luta por cidadania”.


Entre esses desafios, a organização cita a revalidação de diplomas, o acesso aos sistemas de saúde, de educação, de justiça e de assistência social com qualidade, o acesso ao português brasileiro como língua de domínio, a valorização, reconhecimento das práticas culturais e a presença não estigmatizada dos indivíduos em mídias educativas, alternativas e tradicionais.


Programação

O evento inclui a Conferência de Abertura “Mapeamento e Curadoria de Projetos de Extensão”, às 14h do dia 25 de setembro, sábado.


No domingo, 26 de setembro, serão realizadas as atividades “Revalidação de diploma e acesso à universidade”, das 10 às 13h.


Além disso, ocorre o “Grupo de Trabalho: Como construir uma assessoria popular, interseccional e multidisciplinar junto a migrantes e refugiados?”, das 14h às 16h.


Somos Migrantes

O projeto de extensão Somos Migrantes é vinculado ao Grupo de Estudo Interdisciplinar sobre Fronteiras (Greifron) e ao curso de Comunicação Social-Jornalismo.


O objetivo da atividade é fortalecer a rede digital de apoio aos migrantes e refugiados em Roraima, por meio de uma plataforma educomunicativa virtual, onde se destaca o protagonismo e a produção de outras narrativas de interesse das pessoas em mobilidade involuntária, visando aprimorar a integração social desses grupos na sociedade local e brasileira, com a contribuição da universidade pública.


Fonte: Yara Walker/Somos Migrantes