• l-valerio

DENARIUM 17 - Ibope aponta vitória no segundo turno da eleição para governo

Luiz Valério, Rhadachy Wakiyama, Fernanda Mesquita e Tiago Lima


O candidato Antônio Denarium aparece na frente na primeira pesquisa Ibope de intenção de votos para o segundo turno

A primeira pesquisa Ibope sobre a intenção de votos para o segundo turno da eleição para governador em Roraima, divulgada nesta sexta-feira (19), mostra que se a eleição fosse hoje o candidato Antônio Denarium (PSL) teria 62% dos votos válidos, enquanto José José de Anchieta (PSDB) ficaria com 38%.


O levantamento foi realizado entre terça-feira (16) e quinta-feira (18) e tem margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) sob o número RR-05475/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação BR-08238/2018.


O cálculo dos votos válidos exclui da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O cálculo é semelhante ao utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Será eleito governador de Roraima o candidato que obtiver 50% dos votos mais um.


Resultado da primeira pesquisa Ibope para o segundo turno - Rreprodução/Rede Amazônica

Quando analisado o total de votos, Antônio Denarium (PSL) tem 58% das intenções contra José de Anchieta (PSDB) aparece com 36%. Brancos e nulo somam 2% e o percentual dos eleitores que não sabem ou não responderam a pesquisa é 3%.


Como se não bastasse ter o maior percentual de intenção de votos, Antônio Denarium também tem a menor rejeição entre os dois postulantes ao governo. Um total de 42% dos entrevistados disseram que votariam nele com certeza. Apenas 13% das pessoas ouvidas na sondagem disseram não votar no candidato do PSL de jeito nenhum.


A rejeição de José de Anchieta é mais de três vezes maior do que a de Denarium. Nada menos do que 41% dos entrevistados disseram que não votariam no ex-governador de jeito nenhum. Em sentido contrário, 28% dos entrevistados afirmaram que votariam no tucano com certeza.


Foram entrevistados 812 eleitores em 14 municípios de Roraima. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que significa que a probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de 95%, considerando a margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos.

9 visualizações
AMAZOOM
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

O Amazoom é uma rede de comunicação, pesquisa e promoção da cultura localizado no estado de Roraima

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado por Bryan Chrsytian Araújo. 2017