top of page
  • Amazoom

Lula confirma vinda à Roraima neste sábado 21/01

Atualizado: 20 de jan.

O Presidente da República virá à capital roraimense para agenda relacionada a atuação do governo no atendimento de saúde dos povos indígenas.

Sonia Guajajara, Lula, Joênia Wapichana e Célia Xakriabá durante a COP27, no Egito, em novembro passado. Foto: APública.

O governador Antonio Denarium confirmou a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Roraima neste sábado, 21 de janeiro. Conforme informações do portal FolhaBV, o presidente deverá passar o dia no Estado. Na agenda constam visitas à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, a aos Distritos Especiais Indígenas (DSEI) do Leste e Yanomami.


“O presidente está preocupado com a situação de desnutrição do povo Yanomami e pretende conversar com os órgãos responsáveis pela saúde indígena sobre a questão. Vamos recepcioná-lo, pois a saúde indígena é uma preocupação do presidente e do governo de Roraima”, explicou Denarium.

"Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã viajarei ao Estado para oferecer o suporte do Governo Federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami", escreveu o Presidente Lula no Twitter.

A visita do presidente deve ser acompanhada por uma comitiva do Exército. Os detalhes desta agenda foram definidos durante a visita do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, ao Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (20). “Tivemos uma outra reunião para tratar da viagem do presidente amanhã a Roraima. Estava reunido com os comandantes militares para ver o que eles podem ajudar. Com o ministro Rui [Costa, Casa Civil], Wellington Dias [Desenvolvimento Social], a ministra Nísia [Trindade, Saúde], Sonia [Guajajara, Povos Indígenas] e com ministra Esther [Dweck, Gestão]“, declarou José Múcio..


Desde a terça-feira (17) equipes do Ministério da Saúde foram enviadas ao território para fazer um diagnóstico da situação, classificada pelo governo federal como "crise sanitária". A Ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, também se manifestou sobre a visita em suas contas nas redes sociais.

A pedido do presidente @LulaOficial visitaremos amanhã a Terra Indígena Yanomami para uma ação interministerial de emergência. Nossos parentes Yanomami enfrentam uma crise humanitária e sanitária. É inadmissível ver nossos parente morrerem de desnutrição e fome.

Na comitiva presidencial já estão confirmados os nomes do ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias e das Ministras da Saúde Nísia Trindade e dos Povos Indígenas Sônia Guajajara.


Agenda de Lula em Roraima


Confira aqui a situação do Povo Yanomami.

302 visualizações0 comentário
bottom of page