• Vitória Moura

Festival Fala! debate jornalismo de causas, cultura e comunicação no SESC SP

Organizado por Ponte, Alma Preta, Marco Zero Conteúdo e 1Papo Reto, evento gratuito ocorre no fim de semana com convidados como Gizele Martins, Elisa Lucinda, Monica Santana e Jup do Bairro

Fonte: Ponte Jornalismo




Foto: Divulgação



Nos dias 24 e 25 de outubro, das 10h às 12h e das 15h às 17h, o Sesc 24 de Maio traz virtualmente em seu canal do YouTube o Fala! Festival de Comunicação, Cultura e Jornalismo de Causas, um encontro que aproxima jornalistas e comunicadores populares, além de profissionais das artes para, de forma ousada e atual, debaterem caminhos sobre o futuro do jornalismo e seu papel em toda sociedade brasileira. O público online poderá participar através do chat do canal.


Para esquentar essa série de quatro debates e incentivar a reflexão promovida pelo Festival, na véspera, dia 23 de outubro, às 16h, O SescSP promove o #Ideias, com o tema “O Poder da Arte e da Cultura na Reinvenção do Jornalismo”, pelo canal do YouTube do SESC, com participação da jornalista e pesquisadora Rosane Borges; do artista Antonio Junião, co-fundador, diretor de Arte e Projetos da Ponte; e da poeta e atriz Elisa Lucinda, com mediação da jornalista Adriana Reis, editora da Revista E do Sesc SP.


Neste contexto, a ousadia e originalidade em promover o Fala! Festival de Comunicação, Cultura e Jornalismo de Causas vem do fomento à discussão da comunicação sob a perspectiva popular e plural, tendo a diversidade de saberes pelo país como premissa. Afinal, qual é o jornalismo que queremos? Esta é a pergunta que orienta os conteúdos do FALA!


Em tempos de inflexão dos modelos jornalísticos tradicionais, debater a conjuntura e os horizontes da comunicação por outras óticas se faz urgente. O FALA! pretende fomentar a formação de uma rede de mídias e profissionais independentes capaz de promover um debate amplo sobre os grandes temas atuais do país e do continente. Slam, hip hop, repente, teatro documental, dentre outros, serão apresentados como alternativas de narrativas possíveis, já apoderadas pelas inúmeras iniciativas de cultura e de comunicação populares, do norte ao sul do país, como possibilidades jornalísticas e informativas. E elas estarão no centro do Festival FALA!


Nomes como o do músico moçambicano Bob Mahuaie, a midiativista da favela da Maré, no Rio, Gizele Martins, a poeta e escritora carioca Elisa Lucinda, Walter Kumaruara, educomunicador da Comunidade de Pedra Branca da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns no Pará, a multiartista Jup do Bairro e a atriz, jornalista, dramaturga, crítica teatral e educomunicadora Mônica Santana se unem a pesquisadores e jornalistas para compor as mesas e esquentar o debate plural e diverso.


Neste sentido, o FALA! é um festival de comunicação, cultura e jornalismo de causas que traz a diversidade cultural e as experiências de territórios, sobretudo periféricos, presentes dentro e fora do país. O FALA! retrata o gigantesco, potente e pulsante ecossistema de iniciativas multiculturais e independentes de comunicação e jornalismo, no seu pensar e fazer jornalístico, tendo, principalmente, a diversidade como premissa para abordar temas que incluiem racismo, violência, vivências periféricas, causas LGTQIA+, discriminação e desigualdades sociais.

Veja a programação completa


Esquenta FALA! FESTIVAL


Poesias publicadas na imprensa negra do século XX em vozes contemporâneas


Com Akins Kintê, Priscila Robaci, Artur Romeu. Mediação de Débora Britto. 23 de outubro, sexta, 11h. https://www.youtube.com/channel/UCooWLJEQ8iNdCQGsI-T-hbw Transmissão ao vivo. Classificação Livre. Gratuito.



SESC IDEIAS



O poder da arte e da cultura na reinvenção do jornalismo

Com Rosane Borges, Antonio Junião e Elisa Lucinda. Mediação de Adriana Reis. 23 de outubro, sexta, 16h. http://www.youtube.com/sescsp Transmissão ao vivo. Classificação Livre. Gratuito.



FALA! FESTIVAL DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E JORNALISMO DE CAUSAS



Jornalismo tem lado?

Com Fabiana Moraes, Gisele Martins e Jup do Bairro. Mediação de André Santana 24 de outubro, sábado, das 10h às 12h. http://bit.ly/sesc24demaioyoutube



O papel do jornalismo econômico no processo de desumanização das periferias

Com Elaíze Farias, Gilvan Bueno Costa e Mônica Santana. Mediação de Rosenildo Ferreira 24 de outubro, sábado, das 15h às 17h. http://bit.ly/sesc24demaioyoutube



Comunicar e informar, os múltiplos formatos do diálogo

Com Bob Mahuaie, Bruna Bandeira e Claudia Alexandre. Mediação de Laércio Portela 25 de outubro, domingo, das 10h às 12h. http://bit.ly/sesc24demaioyoutube