Faltando pouco mais de 3 meses para as eleições, o pré-candidato mira no engajamento das mídias
Por: Ana Ribeiro, Antonio Duarte, Aymê Tavares, Carlos Rocha, Daniela Batista e Grazielly Maia.
Edição: Grazy Maia
Apostando no uso da internet, Fábio também tem utilizado as redes sociais para interagir com seu público, recentemente, criou um canal no YouTube, para apresentação de propostas e ideias.
O fato é que muitos dos pré-candidatos têm utilizado as redes sociais como forma de atrair jovens eleitores. Em entrevista concedida aos alunos do curso de jornalismo da Universidade Federal de Roraima - UFRR, o pré-candidato discorre sobre a importância de se estabelecer um relacionamento com o eleitor.
“As redes sociais possuem uma importância no estabelecimento de um diálogo com a sociedade, então eu decidi abrir essa pré-campanha possibilitando o debate de temas importantes para a opinião de um conjunto de pessoas.”
A estudante de engenharia Alliel Macêna comentou a respeito dessa nova forma de interação utilizada pelos pré-candidatos.
“O uso da internet para comunicação de uma campanha política é uma estratégia válida, entretanto é necessário analisar o contexto social e econômico do público que se pretende atingir. Eu acredito que Roraima, por característica política, necessita que candidatos adentrem nas regiões mais distante do Estado, uma vez que o acesso a internet no interior é escasso.”
O perfil de Fábio no YouTube conta com 14 programas publicados, abordando temas como gestão e geração de emprego, desigualdade social, educação e ações do poder público.
“A ideia é chegarmos até o início das eleições com 60 programas debatendo temas importantes para a sociedade.”
Além do canal no Youtube, o líder do PSOL no estado de Roraima, também possui uma página do Facebook, contando com 705 seguidores, e 1.010 no Instagram.
Por ser um espaço de comunicação, o objetivo primordial das plataformas digitais é conectar pessoas e disseminar informações e conteúdos para o maior número de pessoas em curtos espaços de tempo. O uso das mídias sociais tem se tornado extremamente importante para os debates políticos, sendo necessário não somente como ferramenta de divulgação, mas de interatividade para com o eleitorado.
* Conteúdo experimental desenvolvido na disciplina de JOR53 - Jornalismo Especializado I.
Comentarios