• WebJor

ELEIÇÕES 2022: População opina sobre disputa eleitoral e última gestão de Teresa Surita

Atualizado: 14 de jul.

A ex-prefeita de Boa Vista lidera pesquisa realizada pela equipe de reportagem, com 40,7% das intenções de voto


Por: Camilla Salustiano, Aysha Estrada, Fernanda Fernandes, Fernanda Vasconcelos, Maria Cecília Veloso e Yohanna Emmelly


Foto: Prefeitura de Boa Vista/Divulgação/Arquivo


Fantando 93 dias para as eleições 2022, a redação procurou saber quais são as expectativas da população roraimense para a disputa eleitoral que decidirá o representante do Governo de Roraima nos próximos quatro anos. A pesquisa experimental foi realizada na última quarta-feira (29) de forma on-line, pela plataforma ‘Formulários Google’. Ao todo, 54 pessoas, a partir de 16 anos, responderam o questionário.


Os respondentes, quando questionadas sobre em quem iriam votar para assumir o Governo Estadual, indicaram quem a pré-candidata Teresa Surita (MDB) lidera a disputa eleitoral, com 40,7% das intenções de voto. Antonio Denarium (PP) ficou em segundo, com 33,3%. E, outros pré-candidatos, como Fábio Almeida (PSOL) e Rudson Leite (PV), não foram escolhidos.

Chama atenção, entretanto, os 22,2% que ainda não decidiram seu voto e os 3,7% que representam votos nulos e brancos no estado.




O mesmo levantamento questionou a opinião da população a respeito da pré-candidata Teresa Surita. Questionados sobre como os eleitores viram sua última gestão na prefeitura de Boa Vista (de 2017 a 2020) as respostas qualitativas variaram entre:“regular”; “com algumas falhas, porém foi boa”; “excelente para manutenção da cidade, porém sem investir nas esferas fora da política, comércio, indústria”; e, “fez limpeza nas proximidades do centro, mas a administração como um todo foi horrível, péssima, vergonhosa”.


Um dos respondentes afirmou que “ela não fez mais do que sua obrigação, embora tenha cuidado mais da parte central da cidade. Ela deixou a saúde muito a desejar, tanto que até hoje, por exemplo, as reclamações referentes à demora no atendimento no Hospital da Criança continuam”.


Oberdan Santana, 22, foi uma das 54 pessoas que responderam a pesquisa. Segundo o acadêmico de Direito, a última gestão de Surita como prefeita da capital roraimense foi positiva.


“Os projetos que implantou em sua gestão melhoraram não só a vida das famílias da capital, como também o trânsito. Somos referência nacional no quesito da Primeira Infância. Projetos sociais para todas as idades, investimento em saúde e segurança. Isso alavancou para sua aprovação. Acho que nenhuma outra gestão foi tão positiva quanto a de Teresa”, pontuou.


Já Célio Vinícius Freitas, 22, acredita que a realização de obras públicas e o investimento em marketing político foram destaques da gestão da pré-candidata. Porém, apontou "algumas denúncias de superfaturamento, má gestão na educação e saúde municipal” como pontos negativos.


LEIA TAMBÉM:

Pré-candidata Teresa Surita decide arriscar mais uma chance no Governo de Roraima

Capital da primeira infância - conquistas e problemas

Teresa Surita e o contraste entre a capital e o interior

Falta de apoio na Assembleia prejudicaria Teresa em caso de vitória

Teresa Surita ganha apoio de empresários influentes na política roraimense

Teresa Surita usa redes sociais como estratégia para conquistar público mais jovem


* Conteúdo experimental desenvolvido na disciplina de JOR53 - Jornalismo Especializado I.



20 visualizações0 comentário