• criativoj

ELEIÇÕES 2022: Federação Brasil da Esperança já enfrenta o seu primeiro impasse em Roraima

Atualizado: 7 de jun.

Por: Alexandre Paz, André Oliveira, Kallryn Siqueira, Sirlene Tenente


Já na primeira semana após a aprovação, FE Brasil encontra dificuldades em definir apoios ao Palácio Senador Hélio Campos e ao Senado Federal


O Partido dos Trabalhadores de Roraima (PT-RR) se reuniu no fim de semana na tentativa de definir os nomes que apoiará às cadeiras de Governador Estadual e Senador da República. Porém, ao fim da reunião, não houve consenso. O partido já não tem autonomia de decisão, como órgão isolado. A mesma tem de ser tomada em conjunto com os demais partidos que formam a Federação da qual faz parte - a Brasil da Esperança (FE Brasil).


A reunião que aconteceu na mesma semana que a FE Brasil foi aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que contou com a participação de pelo menos 200 delegados, acabou esbarrando na própria modalidade Federação, para a definição de nomes que deverão apoiar nas eleições 2022. Ficou definido apenas o apoio às pré-candidaturas à Assembleia Legislativa do Estado de Roraima e à Câmara Federal.


Presidente do PT em Roraima, Evangelista Siqueira, declarou que a decisão aos apoios será conjunta e tomada pela Federação. Foto: Reprodução

Segundo o presidente do Partido dos Trabalhadores em Roraima, Evangelista Siqueira, em outros tempos a reunião teria sido finalizada com todos os apoios acordados. Porém, com o advento da Federação, tem que se levar em consideração o que os Partidos estão discutindo em nível nacional. Conforme o Deputado um segundo encontro será realizado, e dessa vez, com a participação dos Partidos que compõem a FE Brasil - o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e o PV (Partido Verde) - para em consenso "bater o martelo" rem relaçao aos apoios dos nomes ao Senado e, especialmente, ao Governo Estadual.


O Impasse


A “sinuca de bico” que se encontra a FE Brasil em Roraima, se dá pelo fato de o PT, que é base aliada do atual governo estadual, também possuir pré-candidato ao cargo dentro da Federação - Rudson Leite (PV) - Ver mais. Logo, a discussão para decretar o apoio será longa e difícil, já que, seja qual for, a decisão deverá ser unificada.


Falta deliberar também o nome ao Senado. A distuta aí é entre o atual senador pelo PROS (Partido Republicano da Ordem Social) Telmário Mota e o fisioterapeuta Edmilson Albuquerque, pré-candidato pelo PCdoB.


Primeira Federação aprovada no país ainda não definiu todos os apoios em Roraima. Um segundo encontro de discussão será feito para isso.

A Federação


A Federação Brasil da Esperança formada pelo PT, PCdoB e PV, foi a primeira a ser aprovada na semana passada, dia 24 de maio, após a reforma eleitoral de 2021.


Para saber mais sobre. Esta será a primeira eleição que ocorrerá com a modalidade federação e não mais por coligações. Outros pedidos aguardam a aprovação do TSE.


62 visualizações0 comentário