• solangemoraes

ELEIÇÕES 2018 - Até onde uma rede social pode elevar a figura de alguém?

Atualizado: 13 de Dez de 2018

Por Sol Moraes


É impressionante até onde uma publicação pode se propagar em uma rede social, seja ela o Instagram, Facebook, Twitter e até mesmo em grupos do WhatsApp. A pessoa passa de desconhecido em menos de 5 (cinco) minutos e se torna famoso em apenas um clique. Seja um vídeo, uma foto, uma frase dita ou escrita e assim vai, existem várias maneiras de se auto eleger ou reeleger uma pessoa que em meio termo se torna famoso.


E foi isso que aconteceu com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, do PSL, até algum tempo atrás o mesmo era pouco conhecido no cenário da política geral, em todo o Brasil, impulsionando seus ataques aos concorrentes e dando visibilidade ao que o povo queria, direitos morais, armamento e família tradicional, Bolsonaro esteve em todos os meios de comunicação, digo a vocês que eu nunca havia ouvido falar do mesmo, porém o conheci por meio do tormento que minha time line virou, sua campanha não foi feita somente por ele ou pelo seu apoio partidários e pessoal contrato, mas por muitos anônimos, eleitores que se dedicam a espalhar o que o mesmo pregava, seja as coisas boas ou ruins.


Mas não estou aqui para falar sobre o presidente eleito, e sim para mostrar o quanto redes sociais influenciam candidato, e como exemplo, quero usar o Deputado Federal do estado do Rio de Janeiro, Cabo Daciolo, do Patriotas. Nessas eleições, ele alcançou o sexto lugar na corrida para a presidência, obtendo 1.348.229 de votos. Daciolo gastou em sua campanha R$808,00 reais, e ficou a frente de candidatos com nomes bem conhecidos como Marina Silva (Rede), Henrique Meireles (MDB) e Álvaro Dias (Podemos). Mas a pergunta é, como ele chegou tão longe? E quem realmente é o Cabo Daciolo?


Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos nasceu em Florianópolis em Santa Catarina, tem 42 anos, ganhou notoriedade em 2012, quando atuava como bombeiro e foi expulso da corporação por comandar uma invasão ao Quartel-General no ano anterior. Em 2014 começou sua carreira política quando se candidatou e foi eleito com cerca de 50 mil de votos para o cargo de deputado federal, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) . Conhecido por ser cristão e andar sempre andar com a bíblia debaixo do braço, pregador da boa moral.


Apareceu pela primeira vez como candidato à presidência, para todo o Brasil, por meio do debate da rede Bandeirantes


(Agosto) Daciolo participa em São Paulo de debate de candidatos à presidência - AFP

Mas como alguém sai do anonimato em um dia e no outro já está conquistado votos de pessoas que nunca havia ouvido aquele nome? Diferente de Jair Bolsonaro que utilizou durante toda a campanha suas redes para disseminar ideias de governo, Daciolo literalmente caiu de paraquedas nelas, após a fala, “ Gloria a Deus’’ viralizar nos meios social, por meio de memes. Para quem não sabe, a expressão Memes é utilizada para caracterizar uma ideia ou conceito, que se espalha através da internet, podendo ser, um link, vídeo, site, imagem entre outros, os quais se espalham por meio de e-mails, redes sociais e demais fontes de informação.



Após essa alta chuva de memes que envolvia o nome de Cabo Daciolo, as pessoas passaram a buscar mais informações sobre o então candidato. Em uma leve pesquisa pelas minhas redes sociais, onde muitos amigos haviam confirmado o voto no número 51, que era referente ao candidato do partido Patriotas. Muitos eleitores achavam escandaloso o que Daciolo falava durante sua campanha sobre a ordem Ursal, derrubar prédios da rede Havan, e outras coisas fora do comum, levou os internautas à loucura, e essa alta demanda de memes, gerou o crescimento do mesmo nas redes.


É impressionante como o eleitor deixou de seguir o eixo de campanha eleitoral comum, Rádio e Televisão, e passou a usufruir da internet para decidir voto, o que aconteceu com Daciolo não foi diferente, do anonimato ao sucesso, se ele fosse mais influenciado utilizando de humor, consagrando o “glória a Deus” como plano principal para estar nas redes sociais atáveis de memes, será que não garantiria o cargo mais alto do país?

11 visualizações
AMAZOOM
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

O Amazoom é uma rede de comunicação, pesquisa e promoção da cultura localizado no estado de Roraima

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado por Bryan Chrsytian Araújo. 2017