• Fernanda Mesquita

DENARIUM 17 - Candidato ignora pesquisa Ibope e acredita em vitória no primeiro turno

Atualizado: 13 de Abr de 2019

Por Luiz Valério, Fernanda Mesquita, Bennison Santana, Hadachy Wakiyama e Tiago Lima.

Mesmo 14 pontos percentuais atrás de José de Anchieta, primeiro colocado na pesquisa Ibope, Antônio Denarium acredita em vitória no primeiro turno.

A mais recente pesquisa Ibope, divulgada no dia 17 de setembro, mostrou que José de Anchieta (PSDB) segue na frente da corrida pelo Governo de Roraima com 41% das intenções de votos. O candidato Antônio Denarium (PSL), que tenta incorporar o novo e capitalizar eleitoralmente o desejo de mudança da sociedade roraimense, aparece em segundo lugar com 29%. A sondagem está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima sob o número TRE: RR-03455/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a identificação BR‐07549/2018.


Mesmo com uma diferença de 12 pontos percentuais em relação ao primeiro colocado, Denarium segue confiante e fala, inclusive, em vitória ainda no primeiro turno. Na manhã desta segunda-feira (24), em breve contato telefônico com a reportagem do Amazoom, o candidato do PSL manifestou sua crença que vai sair vitorioso das urnas. “Estou em campanha, fazendo visitas e conversando com o povo. Nós vamos vencer essa”, disse.


Ainda segundo a pesquisa Ibope, a governadora Suely Campos (PP), candidata à reeleição, tem apenas 9% das intenções de votos e uma rejeição na casa dos 69%. Telmário Mota (PTB) aparece em quarto lugar com com 4% e Fábio Almeida (PSOL) se mantém na quinta colocação 2%. Votos brancos e nulos somaram 9%. Suely, mesmo com a máquina na mão, não consegue empolgar o eleitorado e convecê-lo de que ela merece a renovação do seu mandato.


A pesquisa mostrou que José de Anchieta Anchieta subiu 5 pontos percentuais em relação à primeira sondagem do Ibope, divulgada no dia 17 de agosto, quando o instituto mostrou o tucano com 36% das intenções de votos.


A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e ouviu 812 pessoas entre os dias 13 e 16 de setembro em todas as regiões do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratar o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.


Denarium segue em busca de votos


A distância de 12 pontos percentuais em relação ao primeiro colocado na pesquisa Ibope de setembro parece não ter abalado os ânimos de Antonio Denarium. Ele segue firme fazendo campanha e rebatendo as acusações feitas por seus adversários. Depois de ter desbancado a governadora Suely Campos definitivamente, como segundo colocado na preferência do eleitorado, Denarium passou a ser o principal alvo das críticas da progressista na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.


As acusações contra o candidato do PSL vão desde agiotagem até a suposta participação em esquemas de grilagem de terra, juntamente com o tucano José de Anchieta. Essas afirmações são feitas sem nenhuma cerimônia ou meias palavras nas peças de marketing de Suely Campos, que já não apresenta propostas, mas busca desconstruir o segundo colocado nas pesquisas.


Enquanto isso, Denarium prossegue no corpo a corpo com os eleitores. Neste final de semana, ele participou de carreata no município de Alto Alegre, evento que agregou a participação de algumas centenas de pessoas.


“Alto Alegre surgiu a partir de uma colônia agrícola e até hoje tem muitos agricultores que contribuem com nosso alimento e nossa economia. Vamos incentivar ainda mais esse trabalho para gerar mais renda ao nosso povo”, disse o candidato durante a carreata. Na manhã desta segunda-feira, Denarium participou de eventos nos bairros de Boa Vista.

28 visualizações
AMAZOOM
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

O Amazoom é uma rede de comunicação, pesquisa e promoção da cultura localizado no estado de Roraima

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado por Bryan Chrsytian Araújo. 2017