• liliguimaraes16

Conselho Indígena de Roraima participa da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática

Representando o Conselho Indígena de Roraima – CIR, e os povos indígena de Roraima e do Brasil na 26ª Conferencia das Partes (COP26), duas mulheres indígenas do povo wapichana, Sineia do Vale coordenadora do setor ambiental do CIR, e Jéssica Maria gestora ambiental.


A COP inicia hoje, 31 de Outubro, em Glasgow, Escócia. Sineia do Vale reforçou a participação dos povos indígenas do mundo inteiro, e os principais itens que serão debatidos.


“Os povos indígenas do mundo todo estarão participando, com certeza de todas as agendas. Temas principais, artigo 6, agricultura, e o conhecimento tradicional, para isso dentro da UNFCCC (A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), temos a plataforma de povos indígenas e comunidades locais, enquanto povos indígena de Roraima, eu e Jessica estamos pelo CIR, com uma agenda bem extensa na COP, esse evento tão importante e este ano em Glasgow os povos indígenas vão estar presente, de toda a parte do mundo, com certeza vamos estar discutindo em vários âmbitos dessa COP.” Disse Sineia.


A COP 26 tem inicio previsto para hoje, 31 de Outubro, e vai ate o dia 12 de novembro. O artigo 6 citado por Sineia, é o sexto artigo do acordo de Paris, que propunha que governos e empresas estabeleça metas de emissão de CO2 e a criação do mercado de carbono onde os países negociariam.


Sineia do Vale, do povo Wapichana

Sineia do Vale, do Povo Wapichana, é gestora ambiental, coordenadora do Departamento Ambiental do CIR, foi a Coordenadora da Câmara Técnica de Mudanças Climáticas do Comitê Gestor da PNGATI e é membra do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas da APIB. Há mais de 10 anos acompanha as discussões climáticas no âmbito internacional da UNFCCC, focada na agenda indígena e a implementação de ações em nível local. Sua atuação é focada nas ações ambientais e territoriais locais e como elas podem ser incluídas nas políticas públicas climáticas apropriadas aos povos indígenas, é a organizadora da primeira publicação indígena brasileira sobre enfrentamento às mudanças climáticas: Amazad Pana’Adinham: percepção das comunidades indígenas sobre as mudanças climáticas. Região Serra da Lua – RR. A publicação foi lançada em 2014 e desde então divulgada em diversos eventos nacionais e internacionais sobre o tema, e foi incluída no Plano Nacional de Adaptação como um estudo referência sobre os impactos da mudança do clima para os povos indígenas. Além disso, é responsável pela elaboração de diversos planos de gestão ambiental e territorial das Terras Indígenas de Roraima.

Jessica Maria, Wapichana. (foto: @netoramooss /Ascom Coiab )

Jéssica Maria, do povo Wapichana, Gestora Ambiental e Bacharel em Direito. Assessora do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA) do Conselho Indígena de Roraima-CIR. Atua no CIR desde 2012 com os projetos de água, brigadas, Planos de Gestão Ambiental e Territorial, e na formação dos Agentes Territoriais e Ambientais e demais projetos do DGTA. Também faz parte do Conselho Diretivo do Conselho Nacional das populações

Extrativistas da Amazônia (CNS).


Fonte: CIR

4 visualizações0 comentário