• Rafaela André

Conexão Brasil e Venezuela: Crianças atendidas em projeto social participam de oficina de capoeira

Atualizado: 20 de nov.

Crianças atendidas pelo projeto Fé e Alegria, participaram de uma oficina de capoeira promovida pelo Grupo de Capoeira Angola Guerreiro de Palmares.


Por: Rafaela André.


Crianças atendidas pelo projeto Fé e Alegria, localizado na Igreja da Consolata, no bairro São Vicente, participaram de uma oficina de capoeira e movimento, promovida pelo Grupo Capoeira Angola Guerreiro de Palmares. A programação integra a Semana da Consciência Negra.


O responsável estadual do grupo, Mestre Ongira, ponderou que é “um prazer trabalhar com crianças imigrantes, por serem um público vulnerável e por meio de um intercâmbio cultural, agregar educação, alegria e lazer”.


A Fundação Fé e Alegria é um projeto da Companhia de Jesus, atende pessoas carentes e tem o objetivo de contribuir com a construção de uma sociedade democrática, justa e solidária. Daniele King, assistente de projetos da Fundação, ressalta que a vivência do contexto da imigração é de muito preconceito.


Logo, no local é abordado o fortalecimento do combate ao preconceito, da consciência negra e da imigração. Surpresa com a possibilidade de integração dos imigrantes na capoeira, parabenizou o evento e disse que a oficina “fortalece o vínculo das crianças, umas com as outras, o físico, social e emocional”. Finalizou Daniele.



A oficina foi ministrada pelo Mestre Lázaro, que é presidente do grupo em Salvador e veio até Roraima demonstrar a importância da capoeira na luta contra o preconceito. Para ele, "é necessário manter essa geração conectada com os antepassados e com o passado, assim como ele aprendeu”.


O capoeirista afirmou que partilhar as vivências e a história da Capoeira Angola com os alunos ajuda no entendimento das várias formas da capoeira ser jogada. Por fim, o Mestre destacou a felicidade ao realizar o trabalho e trazer a ancestralidade para que o público infantil atendido possa se desenvolver conhecendo a ancestralidade e “chegar aqui como ser humano e capoeirista livres” , frisou.

A programação da Semana da Consciência Negra segue e neste sábado, 19 de novembro, às 16h. No Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), ocorre o encerramento do III Encontro de Capoeira Angola Guerreiro de Palmares, com batizado e troca de cordéis. A programação é gratuita.


O encerramento das ações da Semana será dividido em duas ações: Roda de Capoeira na Praça da Cultura, às 16h. e o lançamento dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, no Parque Anauá.


Confira nossa matéria:


41 visualizações0 comentário