• Amazoom

Começa amanhã o 1º Congresso dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) promove amanhã (15/09) o primeiro congresso da categoria em nível local.



O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) promove amanhã (15/09) o primeiro congresso da categoria. Segundo o presidente do Sinjoper, Paulo Thadeu F. das Neves o evento acontece em Boa Vista-RR, neste 15 de setembro de 2022 – Sexta Feira, Auditório do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais – PRONAT-UFRR.


“Esse é o nosso primeiro congresso. Estamos envolvendo o curso de graduação e pós graduação da Universidade Federal de Roraima – UFRR, além do próprio Centro Acadêmico daquela instituição. A realização desse evento surgiu através de deliberação da executiva do Sinjoper e faz parte da semana em alusão aos 31 anos de fundação do nosso sindicato ocorrida em 13 de setembro de 1991”, destacou o presidente do Sinjoper.


Com o tema “Jornalismo e código de ética: por direitos humanos na Amazônia”, a comissão organizadora do evento articulou a vinda de diversos palestrantes que atuam com essa pauta a nível local, na região norte e a nível nacional.


As vagas para participação são limitadas, tanto para jornalistas sindicalizados ou não, assim como para estudantes da graduação e pós-graduação. O evento terá certificação de 10hs.


Programação:


A programação inicia às 8 horas com credenciamento. Às 9h iniciam as palestras e debates com jornalistas locais e nacionais. Os debates prosseguem com rodas de conversa com professores do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFRR etc.


8h as 9h Credenciamento


9h Abertura solene Composição da Mesa, com Hino, e falas de saudações.


9h20 – Palestra: “A ideia de civilização nas imagens da Amazônia” com o professor Doutor Maurício Zouein da Universidade Federal de Roraima, do curso de Comunicação Social e Pós Graduação em Comunicação da UFRR.


10h20 – Palestra : “O Jornalismo sob ataque: da indústria das fake news e da distorção do principio da liberdade de imprensa” com a Jornalista Cristina Serra , formada pela Universidade Federal Fluminense. Colunista da Folha de São Paulo e do ICL Notícias.


11h20 – Palestra : “A organização e atuação da Rede de Proteção a Jornalista e Comunicadores” com o jornalista Paulo Thadeu F. das Neves, formado pela Universidade Federal de Roraima. Editor do site informepopular, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do estado de Roraima – SINJOPER e mestrando do PPGCOM/UFRR


12h – Intervalo Almoço


14h – Palestra: “A FENAJ: sua atuação e a luta pela valorização do diploma de jornalista” com a jornalista Adriana Cruz, formada pela Universidade Federal de Roraima. Integrante da assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima e Vice-Presidente Regional FENAJ representando os estado de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia).


14h40 – Palestra: “Pelo fortalecimento do SINJOPER: sindicalização, contribuição e participação” com a Jornalista Marilena Freitas, da assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima, Tesoureira do SINJOPER e mestranda do PPGCOM/UFRR.


15h20 – Mesa debate : “Pela valorização e fortalecimento do curso de graduação e pós graduação em Comunicação nas universidades públicas”. Participação do professor José Tarcísio da Silva Oliveira Filho – Coordenador do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFRR, do professor Luís Francisco Munaro – Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Roraima, Acadêmico Cauã Plácido Peres – Presidente do Centro Acadêmico de Comunicação da UFRR. Mediação do SINJOPER (Jornalista Ricardo Honorato).


16h20 – Mesa Debate :“O uso do Código de Ética dos Jornalistas na atual conjuntura”. Participação do jornalista Fernando Estrela – presidente da comissão de Ética do SINJOPER, jornalista Antônio Lima Junior, da representação do Sindicato dos Jornalistas do estado do Ceará junto a FENAJ, e da jornalista Cristina Serra associada da Associação Brasileira de Imprensa – ABI. Mediação do SINJOPER (Jornalista Sônia Nunes).


17h20 – Homenagem aos presidentes do SINJOPER nesses 31 anos de fundação do sindicato. (Jornalistas Joselinda Lotas e Dênis Martins) e Leitura da Carta aos Jornalistas de Roraima assinada pela Diretoria do SINJOPER (Jornalista Érica Figueredo)


17h50 – Fala de encerramento do Congresso – Pres. do SINJOPER jornalista Paulo Thadeu F. das Neves.


18h – Coffee Break


Para mais informações:

Sinjoper 95.8422-6204

E-mail: contato@sinjoper.com.br

34 visualizações0 comentário