O curso será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, das 18h00 às 22h00, na Sala de Cinema do Centro Amazônico de Fronteiras da UFRR.
No Brasil, seguindo a tendência global, o número de pessoas refugiadas e solicitantes dessa condição nunca foi tão alto. Até agosto de 2022, havia 61.731 pessoas refugiadas reconhecidas no Brasil, sendo que 50.002 eram oriundas da Venezuela.
Frente a essa demanda crescente, o ACNUR, em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello e com a graduação em Comunicação Social – Jornalismo da UFRR, desenvolveu o Curso de Jornalismo Humanitário para oferecer subsídios e apoiar a formação profissional de estudantes de jornalismo no que tange à cobertura noticiosa sobre pessoas refugiadas no Brasil e no mundo.
O curso se propõe a abordar, em cinco módulos, temas como:
Conceitos básicos sobre refúgio, migração e Direitos Humanos, com a exploração de fontes de informação para o entendimento de contextos;
O jornalismo e a cobertura do tema do deslocamento forçado;
Informações sobre a CSVM e a rede de proteção a pessoas refugiadas na região;
Comunicação como ferramenta de enfrentamento às informações falsas, à xenofobia e ao racismo;
Roda de conversa com pessoa(s) refugiada(s) da região de atuação das universidades participantes.
Com carga horária de 8 horas e duração de dois dias, ao final do curso, cada estudante receberia um certificado de conclusão.
Local
Sobre a ACNUR
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é uma organização humanitária global, dedicada a salvar as vidas, proteger os direitos e buscar respostas emergenciais e de longo prazo às pessoas forçadas a se deslocar em busca de proteção e garantia de seus direitos. São pessoas que se deslocam forçadamente em virtude de conflitos, perseguições e graves violações de direitos humanos.
댓글