• ingridmairla

Atividades físicas e natureza: conheça os benefícios das práticas esportivas ao ar livre.

Cuidar do corpo, preservar a boa saúde e reduzir o estresse são alguns dos inúmeros benefícios das atividades físicas. Apesar disso, em 2020, a adesão às práticas esportivas enfrentou uma queda expressiva em decorrência da pandemia de Covid-19. Praticar exercícios em academias ou ginásios fechados não parece mais tão atraente quando se enfrenta um surto viral.

Sob uma nova perspectiva, em 2021, as práticas esportivas retornaram com um crescimento significativo. Conforme estudo desenvolvido pela ASICS e conduzido pelo Grupo Croma, 97% dos entrevistados mudaram sua concepção sobre as atividades físicas. A ideia da prática meramente para fins estéticos perdeu espaço para a importância da manutenção do corpo, mente e bem-estar.

Segundo os dados, as atividades ao ar livre ganharam destaque e 57% dos 812 participantes trocaram as áreas fechadas por zonas abertas. Entre os adeptos ao ar livre, se observou um aumento em diferentes públicos:


As práticas esportivas ao ar livre abrangem diversas modalidades, entre elas as mais praticadas são: ciclismo; corrida; caminhada e Yoga. Os horários com maior incidência de praticantes são às 6h da manhã e às 19h. Segundo Diego Leite, fisiologista do esporte do HCor, o treino matinal contribui para a sensação de bem-estar durante todo o dia, porém para esportes de maior impacto, os treinos noturnos são mais indicados, pois os músculos e as articulações estão melhor condicionados.


Praça do Mirandinha, 2021. Foto: Ingryd M.

Praça do Mirandinha, 2021. Foto: Ingryd M.


Os exercícios podem ser praticados em qualquer área aberta, contudo espaços verdes e com a presença da natureza podem potencializar os resultados. De acordo com uma pesquisa Universidade de Glasgow, os exercícios em locais verdes reduzem consideravelmente os níveis de estresse, tensão e depressão. Segundo o Huffignton Post, apenas cinco minutos de atividades físicas junto à natureza podem revigorar o humor.

entevista

Em Boa Vista, o Projeto Academia ao ar livre equipou várias praças com aparelhos para exercícios físicos, além de quadras esportivas e pistas para corrida. Alguns espaços verdes também contam com o Programa Academia Aberta, com aulas gratuitas de aeróbica.


Praça Amoca, 2021. Foto: Ingryd M.


Saiba onde encontrar uma Academia Aberta


Conforme uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois com crianças entre sete e 12 anos, 20 minutos de caminhada ao ar livre são suficientes para melhorar os níveis de concentração e foco bem como para o aumento da vascularização do cérebro, elevando o grau de agilidade e raciocínio. Além dos benefícios para a mente, a caminhada em espaços verdes contribui para o controle da pressão arterial e diabetes, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.


Praça do Mirandinha, 2021. Foto: Ingryd M.

Para entender mais sobre a importância do contato com a natureza, o instrutor de Yoga João Tambor deixa algumas dicas de como meditar ao ar livre.