• WebJor

Atitude Sustentável: Projeto do Instituto Pirilampos contribui com o descarte correto de materiais


A iniciativa beneficia cerca de 27 famílias da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Terra Viva, por meio da coleta seletiva.


Por: Aymê Tavares e Francisneide Carvalho


A coleta seletiva é uma alternativa que permite diminuir a quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais, em Roraima, uma das alternativas sustentáveis de descarte correto, é uma iniciativa do Instituto Pirilampos, que desde novembro de 2021, vem contribuindo na geração de renda de 27 famílias da Associação de catadores de materiais recicláveis – Terra Viva.


(Imagem: Arquivo pessoal)


A coleta seletiva semanal realizada pelo Instituto é uma das ações ECO-FRIENDLY, do Instituto Pirilampos, que ajuda o meio ambiente, e contribui com a Associação Terra Viva, de acordo com a coordenadora de comunicação do Instituto Pirilampos, Nara Cardoso, toda a população é convidada a participar do projeto.


“Semanalmente nossas equipes levam todos os materiais recebidos na nossa sede até a Associação, e para essa mobilização semanal contamos com o apoio da população geral e também de empresas parceiras para realizar a separação dos resíduos e a coleta seletiva”, completou a coordenadora.



(Imagem: @pirilamposrr)


FAÇA TAMBÉM A SUA PARTE: RECICLE


A coordenadora explica que para participar, não é necessário mudanças radicais no estilo de vida, na sua própria casa ou empresa, o primeiro passo pode ser dado com a separação de papel, plástico e metal.


“Nós recebemos papel, papelão, jornais, revistas, livros, caixas de leite treta pak, folhas em geral, se tratando de plásticos, aceitamos garrafas pets, tubo de pvc, caixas de cervejas, bancos ou cadeiras plásticas, potes como de manteiga, margarina, e sorvete”, completou.


Materiais de metais também são aceitos, como latas de refrigerantes, enlatados, cobre, alumínio, cabos de aços, pregos, etc.


O primeiro passo para preparar os resíduos para a coleta, é a limpeza adequada de todos os itens, removendo restos de alimentos e bebidas, para evitar a deterioração e o mal cheiro que podem provocar mal-estar para as famílias que receberão o resultado da coleta.


A sede do Instituto Pirilampos possui um espaço destinado a separação correta do resíduos de acordo com a cor da lixeira de reciclagem, a população pode se dirigir até a sede do instituto localizado na Rua Xiriana, 97 - Aparecida, que funciona de segunda a sexta-feira.



ECO - FRIENDLY - COLETA SELETIVA


GERAÇÃO DE RENDA


Em Boa Vista podemos observar em algumas ruas e praças, diversas lixeiras para a coleta seletiva, no entanto a prática do descarte correto não é realizada pela Prefeitura da capital, que faz parte dos 82% dos municípios que também não possuem coleta seletiva.



(Imagem: Marcos Gomes 2016, Praça Mané Garrincha, zona oeste e complexo Poliesportivo Ayrton Senna, Centro de Boa Vista)


Essa é uma das razões, para apoiar iniciativas como a do Instituto Pirilampos, que busca colaborar com a separação dos resíduos para o processo de reciclagem.


“Antes da pandemia a associação iria até o lixão atrás desses materiais, mas por conta dela ficou ainda mais complicado de realizar essa busca, foi quando decidimos firmar essa parceria e nos tornar um ponto de coleta desses materiais”, explicou a coordenadora.


A reciclagem dá emprego e garante sustento a muitas famílias que vivem da coleta, separação e tratamento de resíduos reaproveitáveis.


ATITUDES MAIS SUSTENTÁVEIS


O Instituto Pirilampos assume cada vez mais um papel de responsabilidade dentro da sociedade, e em relação às questões ambientais, têm contribuindo e mobilizado toda a comunidade para uma atitude mais sustentável.


A Instituição adotou a postura Eco-Friendly aderindo atividades mais sustentáveis em sua rotina, com oficinas de papel reciclado para crianças e adolescentes, espaço jardim e horta conhecido como “Pirigreen”, além de conscientização ambiental por meio de palestras aos colaboradores e funcionários.


(Imagem: @pirilamposrr)



21 visualizações0 comentário