• Rhadachy Wakiyama

ELEIÇÕES 2018 - O adeus a Anchieta Júnior

Atualizado: 12 de Dez de 2018

Por Radachy Wakiyama

José de Anchieta Júnior, nascido em 1965, Jaguaribe – Ceará tem 53 anos, formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), divorciado de Sheridan de Anchieta, presidente regional e filiado ao (PSDB) Partido Social da Democracia Brasileira. Chegou a Roraima no ano de 1961, em 2004 assumiu seu primeiro cargo público como secretário de infraestrutura de Roraima, além de se tornar temporariamente secretário de articulação municipal.


Em 2006 junta se a Ottomar Pinto para formar uma chapa como vice governador. No seu período de gestão Anchieta Júnior proporcionou a Roraima um crescimento no PIB de 7,75% conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Em 2011, o governo Anchieta chamou atenção nas mídias após uma pesquisa realizada no portal G1 Roraima apontar como um dos estados brasileiros como melhor remuneração para professor em nível médio, ainda em 2011 a ONG todos pela educação destacou Roraima como segundo estado brasileiro com maior investimento da educação básica.


Em 2009, Anchieta Júnior que assumiu o cargo como governador do estado após a morte do ex-governador Ottomar Pinto, teve um pedido de cassação protocolado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), por acusação de abuso de poder político, econômico, compra de votos, conduta vedada agente público e eleitoral. No entanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu rejeitar o pedido de cassação. Em 2010, foi acusado de irregularidades nas obras de hidrelétrica no estado de Roraima.


Em 2011, seu último mandato fui assumido envolto por denuncias de irregularidades na campanha e na prestação, além de acusações de compra de votos. No ano de 2018, José de Anchieta disputou ao governo de Roraima com o vice Abel Galinha (DEM). No entanto perdeu para Antônio Denarium (PSL) ficando em segundo lugar com 46,66% dos votos válidos.


O ex-governador Anchieta foi um dos melhores governadores no ano de 2010 a 2014, asfaltou estradas nas BRS 174 e 204 ligando Roraima ao restante do país. Parte dessa obra foi realizada com o recursos do estado. Também criou programas sociais, fez o estágio remunerado para jovens de baixa renda, criou o viva comunidade ajudando as pessoas com deficiência e idosos. Criou hospitais na capital e no interior, ajudou comunidades indígenas levando uma educação de qualidade entre outros projetos. Durante seu mandato de governador relembrou os tempos do governo Ottomar Pinto.



Anchieta Júnior quando governador de Roraima


32 visualizações
AMAZOOM
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

O Amazoom é uma rede de comunicação, pesquisa e promoção da cultura localizado no estado de Roraima

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado por Bryan Chrsytian Araújo. 2017