• liliguimaraes16

Aliança Global de Comunidades Territoriais emite nota pedindo compromisso para solução climática


Imagem: Reprodução/Instagram

Após anúncio de líderes globais para alocar U$19,2 bilhões para apoiar o reconhecimento dos direitos à terra para povos indígenas, a Aliança Global de Comunidades Territoriais emitiu uma declaração pedindo um compromisso mais forte com a posse da terra como uma solução climática chave.


No comunicado, as organizações reivindicam que povos indígenas e comunidades locais devem fazer parte dos mecanismos financeiros anunciados para garantir a posse da terra na luta contra as mudanças climáticas.


Confira trecho: "não podemos receber esta notícia com entusiasmo porque não fomos incluídos no desenho deste compromisso. Portanto, suspeitamos que muitos desses recursos serão distribuídos por meio de mecanismos tradicionais de financiamento climático, que têm demonstrado grandes limitações para atingir nossos territórios e apoiar nossas iniciativas.


Embora milhões de dólares já tenham sido investidos para proteger as florestas e deter o desmatamento, os resultados são mínimos, pois os governos não estão presentes em nossos territórios e, consequentemente, têm dificuldade de administrar os recursos e implementar políticas de longo prazo que protejam os recursos naturais.


Além disso, a burocracia beneficia um grande número de intermediários, que são os primeiros destinatários dos fundos climáticos e cujos altos custos reduzem a porcentagem efetivamente investida nos territórios. Nossas suspeitas são confirmadas pelo fato de praticamente nenhum desses anúncios ter sido previamente consultado por nós ou por nossas organizações membros."


Leia documento na íntegra: https://bit.ly/BastadeIntermedi%C3%A1rios.


Fonte: Apib

13 visualizações0 comentário