Elos Locais

A Universidade Federal de Roraima, UFRR, autorizada pela Lei 7.369, de 12 de setembro de 1985 e criada pelo Decreto 98.127, de 08 de setembro de 1989, é uma fundação pública, com sede e foro em Boa Vista, Estado de Roraima, Região Norte do Brasil e com vinculação ao Ministério da Educação. A UFRR baseia-se no princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem garantida pela própria Constituição Federal sua autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. A missão institucional da UFRR é produzir, integrar e socializar conhecimentos para formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento cultural, social, econômico e ambiental.

No Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA), uma das unidades acadêmicas mais tradicionais da Universidade Federal de Roraima, estão reunidos 08 cursos de graduação: os bacharelados em Comunicação Social-Jornalismo e Letras-Libras; e, as licenciaturas em Artes Visuais; em Música; em Letras-Português; Letras Português-Francês; Letras Português-Inglês; e Letras Português-Espanhol). E, na pós-graduação o Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Letras. Também fazem parte do CCLA, por afinidade, o Núcleo de Estudo de Línguas e Literaturas Estrangeiras (NUCELE); o Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia (NUPS) e o Núcleo de Rádio e Televisão Universitária (NRTU).

Em 2005, um grupo de professores do curso de Letras, recém-doutorados, compartilhava inquietações e o desejo de criar um curso de pós-graduação na área. Os docentes buscaram parceiros em outros cursos de áreas afins e outras instituições e iniciaram o trabalho de elaboração da proposta de um Programa de Pós-Graduação em Letras a ser submetido à posterior avaliação da CAPES. Esta reunião de pessoas com um objetivo comum deu origem ao Grupo de Trabalho para Criação do Programa de Pós-Graduação em Letras e ao próprio PPGL que iniciou susa atividades em 2010.

Criado em 1991, o Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Roraima readequou recentemente sua Matriz Curricular, para atendendo às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais, conforme resolução do Conselho Nacional de Educação. O Curso possui hoje um regime escolar semestral, com período ideal (tempo padrão) para integralização curricular de 08 semestres letivos e se propõe a formar profissionais com competência ética, crítica, teórica, técnica e tecnológica para atuar no mercado profissional de modo responsável, enfatizando, de um lado, a produção e a gestão de informação jornalística e, de outro, o domínio científico do campo da comuicação.

O Curso de Graduação em Artes Visuais – Licenciatura, da Universidade Federal de Roraima, foi criado em 2009, através da Resolução 008/2009-CUni, sendo incorporado a estrutura do antigo Centro de Comunicação e Letras, hoje Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais. Em 2010, com a contratação dos primeiros professores, foi reformulado o Projeto Político-Pedagógico do curso e uma matriz curricular mais adequada à realidade regional e ao desenvolvimento das linguagens artísticas contemporâneas foi adotada. O Curso possui hoje um regime escolar semestral, com período ideal (tempo padrão) para integralização curricular de 08 semestres letivos.

O antigo Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia foi criado em 2003 buscando agregar pesquisadores e profissionais engajados em transformar a fisionomia profissional da região Norte do Brasil. Depois de mais de dez anos de atuação o Núcleo, em 2014, alterou seu regimento passando a se chamar Núcleo de Pesquisa em Arte, Comunicação e Semiótica da Amazônia.

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado por Bryan Chrystian. 2017