WebJor

8 de set de 20192 min

CAPOEIRA ALÉM DO ESPORTE

Por: Aymeê Rodrigues | Edição: Jaqueline Lima

Imagem ilustrativa | Fonte: abcreporter.com.br

CAPOEIRA

Em 2008 a Capoeira foi inserida no rol dos Patrimônios Culturais do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através do registro da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira, incluídos respectivamente no Livro das Formas de Expressão e no Livro dos Saberes (IPHAN, 2009).

Aprendizado da capoeira, registrado pelo fotógrafo português Christiano Junior, no século XIX | Fonte - IPHAN

RAÍZES BRASILEIRA

"A capoeira é esporte, é dança, é manifestação cultural, é luta, é defesa pessoal, é brincadeira, é poesia, é música, é ginástica, é terapia, é roda. A capoeira é tudo que se explora”, essa é a definição do Mestre Caimbé para essa arte que desde sempre foi o grito dos esquecidos. Em Roraima, o esporte cria vida por meio do projeto “Raízes brasileira”, que ao som do berimbau, das palma e da percussão que transforma a realidade social de crianças e jovens da região do Estado e municípios de Roraima. Dagoberto Luís, um Piauiense, residente em Boa Vista desde 1987, é um dos pioneiros do Estado a implantar a manifestação cultural através da Escola de Capoeira Raízes Brasileira, que tem por objetivo principal o desenvolvimento da identidade social e cultural de seus praticantes. É um esporte que permite maior agilidade, flexibilidade e combate ao estresse. "Apesar da capoeira conter bastantes movimentos físicos, o coordenador afirma que o esporte pode ser praticado por todos".

Roda de Capoeira aberta ao público na praça de Boa Vista | Acervo pessoal Mestre Caimbé.

Recentemente, o Comitê gestor da Salvaguarda da Capoeira de Roraima lançou um livro sobre o mapeamento dos grupos de Capoeira no Estado, foram feitos levantamentos em vários municípios onde havia detentores e coletivos de detentores da capoeira, ao todo foram visitados 12 municípios do estado entre agosto de 2016 e novembro de 2018. Nesses locais, os profissionais aplicaram o formulário padrão do Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan) e realizaram o registro fotográfico dos detentores e coletivos identificados. A partir desse estudo se deu o livro Capoeira em Roraima - Mapeamento de grupos, onde apresenta o resultado desse mapeamento.

MAPEAMENTO

Mapeamento dos grupos de capoeira em Roraima | Fonte: Livro Capoeira em Roraima, p.21

O SOCIAL

Como retorno positivo para a sociedade, nos municípios de Caroebe e São joão da Baliza, o detentor de Capoeira é preservada por meio de um convênio com um programa de erradicação do trabalho infantil, promovido pelo poder público, onde jovens e crianças são o foco do coletivo local. Portanto a Capoeira é uma ferramenta de atuação transformadora em qualquer âmbito social.

INFORMAÇÕES

Assessoria de Comunicação Iphan
 
comunicacao@iphan.gov.br
 
Taís Arruda – tais.arruda@iphan.gov.br
 
(61) 2024-5535/5516
 
www.iphan.gov.br

Raízes Brasileira

Projeto: Raízes Brasileira – Escola de Capoeira.

Endereço da sede: Av. Vereador Estácio P. de Mello, 400, bairro Mecejana

Rede Social: https://www.instagram.com/raizesbrasileira/

Site: www.raizesbrasileira.com.br

E-mail: caimbe@hotmail.com

Telefone: (95) 98105-7433

    380
    1